Rio 2016
estabelece novo patamar para o esporte olímpico e paralímpico
Mais do que sinais físicos de transformação, os
Jogos Olímpicos e Paralímpicos deixaram um legado intangível ao Brasil. Durante
47 dias, uma parcela do mundo se reuniu no Rio de Janeiro para celebrar o
esporte e toda a sua diversidade. Na Cidade Maravilhosa, lotaram arenas,
conheceram nossa cultura, provaram nossa gastronomia e, sobretudo, aprovaram a
hospitalidade dos brasileiros.
Pesquisa realizada pelo
Ministério do Turismo revela que 90,5% dos turistas entrevistados têm intenção
de voltar e 87,8% deles declararam que a viagem atendeu ou superou às
expectativas.
Os números positivos comprovam o grande êxito dos Jogos Rio 2016 e colocam o
turismo como grande legado para o Brasil. Além de capitalizar o país, o
megaevento esportivo provou que o brasileiro é capaz de organizar, entregar e
entregar-se aos que nos visitam.
Nesse período, os Jogos do Rio de Janeiro se
consolidaram como os mais "comentados, clicados e compartilhados" da
história. Com a repercussão, o mundo conheceu um pouco mais sobre as belezas
naturais e a incrível riqueza cultural que fazem do Brasil um excelente
destino.
Segundo o presidente do Comitê Olímpico
Internacional, Thomas Bach, os brasileiros foram grandes anfitriões e o Brasil
ganhou motivos para se orgulhar. Em coletiva de imprensa, Bach
lembrou que o convívio com as diferenças e o espírito olímpico também ficaram
em evidência na capital fluminense. "Vivemos histórias
simbólicas. Nós tivemos atletas da Ucrânia e da Rússia se abraçando e se
parabenizando. E mais do que isso, tivemos a frase da americana para a colega:
'Levante-se, nós temos de terminar, estes são os Jogos Olímpicos'. Eu acho que
nada descreve melhor o espírito olímpico e o fair play do que este gesto e
estas palavras", finalizou.
A
cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos encantou o mundo. Foto: Roberto
Castro/ brasil2016.gov.br
Reconhecimento
Desde que recebeu a confirmação de país-sede, o
Brasil trabalha para encantar o mundo e concretizar a capacidade em realizar
grandes eventos. Nesses dois últimos meses, o sucesso foi reconhecido, e a
primeira Olimpíada em terras brasileiras ficará para a história. Em conversa
com jornalistas, o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur
Nuzman, revelou que a organização da Rio 2016 eleva o patamar dos próximos
Jogos.
"É um enorme orgulho concluirmos o projeto com
o reconhecimento nacional e internacional do sucesso obtido. Estabelecemos um
novo patamar para o esporte olímpico e paralímpico que vai entrar para
história", afirmou. Nuzman destacou ainda o resultado social dos Jogos,
medido pela participação popular. "Em um único fim de semana, o Parque
Olímpico recebeu 170 mil visitantes. Nunca houve um envolvimento tão grande na
história dos jogos", comemorou.
E o presidente do Comitê
Paralímpico Internacional, Philip Craven, também reconheceu o sucesso do
megaevento e lembrou que esses foram os "Jogos do povo". Segundo ele,
a ligação entre o espírito paralímpico e os cariocas foi muito presente. "Temos um número
extraordinário de atletas, com recordes e performance que impressiona pelo
desenvolvimento do esporte paraolímpico. Estou impressionado com a preparação
dos comitês nacionais", destacou.
Público
Por aqui passaram atletas e visitantes de todas as
nações, mas os Estados Unidos foram o principal emissor de turistas (18,2%). Em
seguida, Espanha (15,5%), Argentina (6,1%), França (6,1%) e Alemanha (5,4%). No
total, 1,17 milhão de turistas estiveram no Rio de Janeiro durante a Olimpíada.
Nesse período, gastaram, em média, R$ 424,6 por dia. Já nos Jogos Paralímpicos,
foram 243 mil turistas que deixaram cerca de R$ 410 milhões na cidade.
Casa
Brasil, no Boulevard Olímpico. Fotos: Paulino Menezes e Diego Campos/Casa
Brasil
Casa Brasil
Outro sucesso de público foi a Casa Brasil. Os dois galpões
montados no Boulevard Olímpico receberam 558,2 mil pessoas, que tiveram a
oportunidade de conhecer mais da cultura e da diversidade do País. No último dia de funcionamento do
espaço, a Casa Brasil teve o recorde de público com 31.833 visitantes. A marca
superou a expectativa da organização, que esperava receber em média 10 mil
visitantes por dia durante a semana e 15 mil em fins de semana e feriados.
Fonte: Secretaria de Comunicação da
Presidência da República
Nenhum comentário:
Postar um comentário